A melhor maneira de criar laços definitivos de amor, com os filhos é estar bem perto deles! O interesse genuíno, por cada área do desenvolvimento do mesmo, traz confiança e segurança excepcionais!!!
Não importa o quanto você trabalhe, sempre haverá tempo, para a brincadeira, a conversa, para se testar as atitudes e as habilidades de seu filho. Se interesse e se envolva, com ele! Faça isso, principalmente, antes dos três anos. Depois disso, geralmente, a escola o ajuda um pouco, mas não se ausente! Todo conhecimento acadêmico, social e emocional passa pelo interesse entre pais e filhos; criança capta a interação… . Sejam companheiros; se possível, em todas as horas!
Quando você se mostra preparado e interessado fica mais fácil orientar, cercear, mostrar o Caminho a seguir… . Delimite, sobretudo, com quem seu filho, em formação, interage. Proporcione, em casa, meios para que ele desenvolva as áreas de interesse que se delinearão, na formação da sua personalidade… Ele só tem a ganhar com isso.
Vivemos num mundo globalizado e massificado, onde as crianças se deparam, com áreas pouco adequadas para elas. Neste item, todo o cuidado é pouco!
A escola escolhida deve conter atividades que estimulem e tragam esta ligação para com o seu filho. Procure descobrir quem ele é na escola. Ele é conhecido pelo nome, ou um número o identifica? Criança, na primeira infância, precisa ser reconhecida pelo nome, além de ter o afeto sincero de quem lida com ela no dia a dia. Ela precisa criar vínculos; precisa de inclusão!
Toda forma de amor norteará o seu filho e fará dele uma pessoa equilibrada e pronta, para ser um formador de opinião, da melhor qualidade.
Amabilidade, dedicação e proximidade passam por este crivo de alicerce bem estruturado!!!
Esteja atento! Este pequenininho que você tem aí, é sua responsabilidade, primeira!!!
Regina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário