terça-feira, 11 de janeiro de 2011

DINÂMICAS PARA REUNIÃO DE PAIS

Dinâmica dos balões

Cada pai/mãe encheu um balão colorido e desenhou nele o seu filho. Uns desenharam o corpo inteiro e outros o rosto, alguns escreveram o nome da criança;
-Todos ficaram em círculo e aos comandos da professora ia tocando no balão:
.Segurem com carinho seu filho...
.Agora toque levemente para cima...ele está começando a sair de casa...está indo pra escola;
.Agora toque um pouquinho mais forte, ele vai sair com a tia...
.Isso, agora um pouquinho mais forte, ele está indo dormir fora pela primeira vez...(os pais quase morreram aqui...hehe)
.Agora com mais força...eles estão indo pra primeira colônia de férias...(pensa a reação!)

.Mais forte, deixem ir bem longe, pois agora estão indo pra praia com a madrinha... (dava pra ver uma linha inexistente entre os pais e seus balões)...
.Tente não perdê-lo de vista, mais toque o mais forte que puder e não saia do seu lugar, pegue o balão que estiver perto de você..
.Ei, onde está seu filho? Você conhece a pessoa que o está segurando agora?
OBSERVAÇÕES: Os pais sofreram e riram durante a dinâmica ao perceber o medo que tiveram de soltar os "filhos-balões" e contestaram o tempo todo, quase clamando para que a professora parasse... Quem não estava com o filho desenhado quis logo recuperá-lo e permiti a troca.

REFLEXÃO REALIZADA: Você sabe quem é a pessoa que está com seu filho? O que ela pensa? Será que gosta de criança? Será que vai entender o jeito de ser dele? Será que irá tratá-lo com carinho e atenção? Qual o nome desta pessoa? - Refletimos sobre a importância dos pais conhecerem a escola e a professora da criança, saber como a escola funciona, como a professora trabalha, afinal é com ela que eles estão deixando as suas "produções", seus "balões", seus presentes de Deus.


A segunda dinâmica contextualizou ainda mais este pensamento e o completou.

2-TRABALHANDO JUNTOS
-Os pais fizeram um círculo segurando os balões e a professora ficou no meio;
-Uma particpante da reunião foi convidada para ser a minha ajudante na brincadeira;
-Ao sinal todos começaram a jogar os balões para cima, sem desmanchar o círculo;
-A ajudante ia tocando um pai de cada vez e este ia se sentando e deixando o balão na brincadeira;
-Todos tinham que se esforçar para que nenhum balão caísse no chão;
-A professora(eu), continuava no meio tentando, em vão, manter os balões no ar...

REFLEXÃO: Antes da brincadeira terminar, uma mãe gritou: "essa professora não está dando conta de segurar os filhos da gente"...E daqui partimos para a reflexão que queríamos: A professora precisa da ajuda dos pais para poder realizar um bom trabalho. Os pais não podem apenas largar os filhos na escola sem saber com quem eles estão e sair de cenas sem saber o que acontece e as dificuldades que a professora, que a escola está enfrentando. Precisamos trabalhar juntos, como uma equipe, para que a educação funcione, afinal dentro de uma sala tem uma gama de balõezinhos, uma de cada tamanho, cor, pensamento e sentimento diferentes, somente com a ajuda dos pais será possível compreendê-los e promover um bom desenvolvimento para a criança, deixar a professora "sozinha" para segurar tantos balõezinhos no ar será impossível...
Tirado da net
Quando a escola chama os pais para uma reunião, ela precisa se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um momento agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu filho.

Tudo deve ser previamente conversado e elaborado com critério.o

“Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos”.

Objetivos:

• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.

• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças.

• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).

• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).

• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.

• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.

• Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.

• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.

“Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos.”

Ações da escola:

Imagine que você realizará uma reunião ainda esta semana. Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos pais.

1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da reunião para que eles possam acompanhar.

2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno.

Inicie a reunião convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.

3. Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam participar e estabelecer contato uns com os outros.

4. Reparta a reunião em três momentos diferentes:

Para discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em geral.

Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos presentes.

Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação excessiva ou o desinteresse etc.

Sugestão para a dinâmica:

Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.

Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

Comparar diferenças e igualdades.

Tempo: aproximadamente 50 minutos.

Local: sala de aula ou uma sala grande.

Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.

Desenvolvimento:

Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.

Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos…

Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem… (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.

Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.

Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.

Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.

Todos os peixinhos estão iguais?

Por que são diferentes?

Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.

Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?

Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.

Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.

Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?

O que o aquário representa?

Quem são os peixinhos?

Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?

E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.

Conclusão:

As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.

Final da reunião:

Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.

Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.

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